quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sugestões de etiqueta no vídeo chat do Facebook


No dia 26/06/2011 o Google anunciou a sua nova rede social: o Google+. Logo após o lançamento, o fundador do Facebook se manifestou afirmando que lançaria uma novidade, algo nunca visto antes, que surpreenderia a todos. Ontem, às 14:00h aqui no Brasil, começou um streaming de Mark Zuckeberg  no qual ele anunciou essas novidades. Mas, o objetivo desse texto não é falar sobre todas essas novidades e sim de uma em particular: o chat por vídeo do Facebook.  Se quiserem saber mais sobre todas essas novidades acessem o artigo do blog TudoSobreFacebook do meu amigo GuilhermeMartins em que explica cada uma delas.

Como temos acompanhado durante a semana, já havia vazado que Mark iria lançar um chat por vídeo, graças a uma parceria com a Microsoft, que comprou o Skype por $8,2 bilhões, porém nenhuma dessas informações era oficial, até que veio a confirmação. Com esse novo recurso, as pessoas poderão ver e conversar com seus amigos dentro do próprio Facebook. Antigamente, as conversas só eram permitidas através de texto. Uma ótima “atualização” que só vai somar mais pontos para a rede social.

Mas aí entramos em uma questão que sempre teremos aqueles engraçadinhos que farão brincadeiras de mau gosto na conversa por vídeo, irão ”trollar” ou, então, por conhecer pouco sobre a ferramenta, cometer erros que podem custar caro posteriormente. Pensando nisso, resolvi colocar algumas regras de etiqueta para o Facebook vídeo chat. Essas regras, na verdade são sugestões de como usar educadamente essa nova ferramenta. Confira logo abaixo:

Aprenda a receber um não – se uma pessoa não estiver interessada em conversar através de vídeo, não a perturbe! Não é legal ficar enchendo o saco da pessoa com vários convites para conversar. Apenas aceite o “não” e siga em frente =)

Não fique ansioso – tente estar sempre com a câmera preparada, no ponto certo. Não é legal ver a cara de idiota que as pessoas ficam quando estão arrumando suas câmeras (OK, pode ser engraçado!). Ninguém quer conversar com alguém que está super ansioso por aquela conversa que chega a ficar até chato, perturbando toda hora por atenção.

Converse na hora certa – Não espere que as pessoas vão conversar com você a qualquer hora. Ante de convidar alguém para uma conversa com vídeo, lembre que eles podem ter outras coisas para fazer. Eles têm família e trabalho para atender, não esqueça essa diferença de tempo pois ninguém vive de acordo com seu relógio e o mundo não gira em torno de você.

Não fique viciado – é legal conversar com seus amigos, mas ninguém quer ficar preso no computador por horas. Lembre-se que você tem uma vida “off-line” e que essas conversas servem apenas para quem está com dificuldades de se ver, para matar a saudade. Não substitua uma conversa frente a frente de verdade por uma através do computador.

Fique vestido – é bem desagradável quando você inicia uma conversa por vídeo e você vê a outra pessoa em trajes inadequados ou simplesmente sem nenhum! Por isso, fique vestido! A não ser que a outra pessoa peça para você tirar! ^^

E aí?! O que vocês acham dessas sugestões? Elas são apenas um pouco da minha opinião. Vocês tem alguma outra recomendação para conversas por vídeo no Facebook? Deixe a sua opinião!

0 comentários:

Postar um comentário