segunda-feira, 28 de março de 2011

Você sabe qual o horário que o Facebook tem tráfego mais intenso?



Já está mais que provado que os internautas passam horas on-line navegando em suas redes sociais. Uma das redes mais populares, rainha das atenções dos usuários e das empresas e anunciantes é o Facebook. Mas, como é que funciona a atividade dos adeptos ao Facebook? Quais os hábitos que eles tem em relação a rede? Qual o horário com maior atividade?

- 1,500 canais de empresas no Facebook;

- mais de 1,64 milhões de posts;

- 7,56 milhões de comentários.

Os botões de “compartilhar” e “curtir” não foram incluídos na análise.

Os resultados de destaque foram:

- Os picos de acesso ocorrem durante os dias de semana em três horários: 11:00hs, 15:00hs e 20:00hs;

- O pico mais alto de acesso ocorre as 15:00hs;

- Os acessos em dias de semana são constantes, com destaque para as quartas-feiras, as 15:00hs, que representam o pico semanal;

- Os perfis que são “fãs” de páginas, apresentam uma atividade mais baixa aos domingos em comparação aos outros dias;

Posts publicados pela manhã reúnem mais atividade

Como visto acima, a maioria da atividade acontece as 15:00hs. Mesmo assim, o estudo indicou que as atividades realizadas pela manhã são as que têm maior interação durante o resto do dia. A Vitrue indicou que os posts adicionados logo cedo tem 39.7% a mais de atividade do que os adicionados durante a tarde.

Em relação ao tempo que se leva para seu post se tornar ativo, os dados revelam que os primeiros quinze minutos após a postagem são os mais movimentados (comentados, curtidos, compartilhados..), deixando a meia hora final em segundo lugar.

O site Mashable fez um comentário muito interessante a respeito dos dados recolhidos sobre os primeiros quinze minutos de interação. Eles observaram que quando há um compromisso ou reunião, as pessoas tendem a ter intervalos programados. Os minutinhos que representam o tempo livre dos usuários, que provavelmente se conectarão ao Facebook, abrem espaço para uma olhada mais rápida na rede, que de cara mostrará os posts mais recentes, empurrando os antigos para páginas anteriores, que muitas vezes exigem tempo indisponível no dia-a-dia dos adeptos.

As informações recolhidas nesse estudo podem ajudar as empresas a aplicar suas mensagens, promoções e comentários de forma mais certeira.

Em relação aos próprios usuários, lembrem-se de procurar checar os picos antes de divulgar uma informação importante ou tentar brincar com seus amigos. Boa diversão!

Fontes: Mashable

1 comentários:

Central de informações disse...

Muito interessante esta informação, era exatamente o que eu estava procurando saber.

Abraço e obrigado.

Postar um comentário